@jogosspfc
DO ANOTAÇÕES TRICOLORES
Na surdina, por meio de um e-mail enviado anteontem aos torcedores que tinham
aberto uma conta no SPFC Bank, o São Paulo comunicou o fim do projeto, pouco mais
de um ano após ele ter sido colocado no ar.
A parceria com a Logbank previa a oferta de
serviços bancários com a marca do clube, que
deveriam funcionar como uma nova fonte de
receita. Agora, quem tinha valores depositados no banco passou a ter até 25 de maio de
transferi-los a outra instituição. Quem não
fizer isso no prazo precisará contatar o email
bank.sac@saopaulofc.net para efetuar a transferência a uma conta de mesma titularidade.
Com a marca registrada em dezembro de
2021 e o contrato com o fornecedor aprovado pelo Conselho Deliberativo no mesmo
mês, o projeto foi mencionado pela primeira
vez em janeiro de 2022, quando o presidente
Júlio Casares tratou dele em uma entrevista
ao 'Globo Esporte': “Talvez, se eu falasse para vocês no
começo da gestão que nós poderíamos caminhar para ter um banco digital, seria uma
aventura da nossa parte dizer isso. Hoje não.
Hoje, é uma realidade, que nós vamos lançar,
se tudo correr bem, em março.”
O prazo não foi cumprido, e o lançamento só foi ocorrer em 9 de março do ano seguinte, e isso depois de um último atraso, informado na época pelo Globo Esporte. “Tivemos que cancelar devido ao atraso na publicação dos aplicativos nas lojas da Apple e Google”, disse Bernardo Biolchini, sócio-fundador e vice-presidente comercial da Logbank, ao portal. “A plataforma do SPFC Bank está 100% operacional, e só adiamos o lançamento devido ao incidente relatado acima.”
O parceiro já tinha sido exaltado pelo gerente de marketing Eduardo Toni, em entrevista à 'Máquina do Esporte', em que também
falou das expectativas em relação ao projeto: “Existe toda uma regulamentação do Banco
Central que precisa ser seguida, então nós
temos um parceiro por trás disso. Nós queremos efetivamente trazer benefícios para
o torcedor. Como nós fazemos uma coisa se
falar com a outra e beneficiar os usuários
das duas plataformas? Nós vamos oferecer
esse tipo de serviço integrado para a torcida. Temos uma ótima expectativa com isso,
especialmente porque nossa torcida adere,
compra as ideias.”
De fato, em menos de 24 horas, a plataforma alcançou mil clientes, e chegaram a ser
divulgadas metas de cinco mil e oito mil cadastros, mas a última parcial anunciada foi
de três mil, em 20 de março. O clube divulgou muito pouco a iniciativa, com a maioria
das postagens sendo feita na conta do programa de sócios-torcedores, que no Twitter
tem cerca de 3% dos seguidores da conta
principal — o que até fazia algum sentido,
pois inicialmente o banco era restrito a STs.
A última postagem foi em 24 de abril do ano
passado, um mês e meio após o lançamento.
Além disso, muitos torcedores relataram nas
redes sociais dificuldades para aderir ao banco ou problemas com a plataforma.
Não está claro se a iniciativa será tentada
novamente. Até 2021, existia uma conta virtual para são-paulinos no Banco Inter, então
patrocinador máster do São Paulo, mas sem
este estar diretamente envolvido. O próprio
Toni admitiu que as expectativas agora eram
maiores. Para efeito de comparação, o Palmeiras Pay, lançado pelo rival em janeiro de 2023,
completou um ano recentemente, com quinhentas mil contas abertas, mais de quinhentos milhões de reais em compras no Brasil e
no exterior, além de uma arrecadação para o
clube de treze milhões de reais, segundo o Globo Esporte.
O banco palmeirense ainda turbinou o programa de sócios-torcedores, já que concedia
até seis meses gratuitos em um dos planos.
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