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'Na surdina', São Paulo anuncia cancelamento do SPFC Bank em e-mail a correntistas

Projeto acabou encerrado sem conseguir empolgar torcida (Reprodução)


ALEXANDRE GIESBRICHT
@jogosspfc

DO ANOTAÇÕES TRICOLORES


Na surdina, por meio de um e-mail enviado anteontem aos torcedores que tinham aberto uma conta no SPFC Bank, o São Paulo comunicou o fim do projeto, pouco mais de um ano após ele ter sido colocado no ar. A parceria com a Logbank previa a oferta de serviços bancários com a marca do clube, que deveriam funcionar como uma nova fonte de receita. Agora, quem tinha valores depositados no banco passou a ter até 25 de maio de transferi-los a outra instituição. Quem não fizer isso no prazo precisará contatar o email bank.sac@saopaulofc.net para efetuar a transferência a uma conta de mesma titularidade. 


Com a marca registrada em dezembro de 2021 e o contrato com o fornecedor aprovado pelo Conselho Deliberativo no mesmo mês, o projeto foi mencionado pela primeira vez em janeiro de 2022, quando o presidente Júlio Casares tratou dele em uma entrevista ao 'Globo Esporte': “Talvez, se eu falasse para vocês no começo da gestão que nós poderíamos caminhar para ter um banco digital, seria uma aventura da nossa parte dizer isso. Hoje não. Hoje, é uma realidade, que nós vamos lançar, se tudo correr bem, em março.” 



O prazo não foi cumprido, e o lançamento só foi ocorrer em 9 de março do ano seguinte, e isso depois de um último atraso, informado na época pelo Globo Esporte. “Tivemos que cancelar devido ao atraso na publicação dos aplicativos nas lojas da Apple e Google”, disse Bernardo Biolchini, sócio-fundador e vice-presidente comercial da Logbank, ao portal. “A plataforma do SPFC Bank está 100% operacional, e só adiamos o lançamento devido ao incidente relatado acima.”


O parceiro já tinha sido exaltado pelo gerente de marketing Eduardo Toni, em entrevista à 'Máquina do Esporte', em que também falou das expectativas em relação ao projeto: “Existe toda uma regulamentação do Banco Central que precisa ser seguida, então nós temos um parceiro por trás disso. Nós queremos efetivamente trazer benefícios para o torcedor. Como nós fazemos uma coisa se falar com a outra e beneficiar os usuários das duas plataformas? Nós vamos oferecer esse tipo de serviço integrado para a torcida. Temos uma ótima expectativa com isso, especialmente porque nossa torcida adere, compra as ideias.”


De fato, em menos de 24 horas, a plataforma alcançou mil clientes, e chegaram a ser divulgadas metas de cinco mil e oito mil cadastros, mas a última parcial anunciada foi de três mil, em 20 de março. O clube divulgou muito pouco a iniciativa, com a maioria das postagens sendo feita na conta do programa de sócios-torcedores, que no Twitter tem cerca de 3% dos seguidores da conta principal — o que até fazia algum sentido, pois inicialmente o banco era restrito a STs. A última postagem foi em 24 de abril do ano passado, um mês e meio após o lançamento. Além disso, muitos torcedores relataram nas redes sociais dificuldades para aderir ao banco ou problemas com a plataforma. 


Não está claro se a iniciativa será tentada novamente. Até 2021, existia uma conta virtual para são-paulinos no Banco Inter, então patrocinador máster do São Paulo, mas sem este estar diretamente envolvido. O próprio Toni admitiu que as expectativas agora eram maiores. Para efeito de comparação, o Palmeiras Pay, lançado pelo rival em janeiro de 2023, completou um ano recentemente, com quinhentas mil contas abertas, mais de quinhentos milhões de reais em compras no Brasil e no exterior, além de uma arrecadação para o clube de treze milhões de reais, segundo o Globo Esporte. O banco palmeirense ainda turbinou o programa de sócios-torcedores, já que concedia até seis meses gratuitos em um dos planos.


 


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