![]() |
Rafael chegou a marca de 11 jogos sem sofrer gols no ano, em 24 disputados (Foto: Rubens Chiri/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
Já são 11 jogos oficiais, de 24 jogados na temporada, que o São Paulo não sofreu gol quando entrou em campo. Apesar de momento turbulento no início do ano, quanto foi vazado mais do que o normal, o Tricolor soma quase metade de suas partidas sem ser vazado.
Muitos são os fatores, claro, como os frequentes milagres que o goleiro Rafael precisa fazer em muitos confrontos, além das ótimas atuações de seus zagueiros, especialmente Alan Franco, Arboleda, Ferraresi, e ultimamente até Ruan, que tem feito bons jogos pelo São Paulo.
Entretanto, não é só isso. Tudo faz parte de um esquema tático do treinador Luis Zubeldía, que cobra não só a defesa, mas todo o time do Tricolor.
“O Zubeldía cobra muito do time taticamente, e essa cobrança ele faz desde o início, desde lá do ataque. Ele cobra muito o André, o Ferreirinha, o Ferreira, o Lucas, todos, para que a gente comece a marcação lá na frente, para que a gente possa realmente ter uma base bem sólida atrás”, falou o goleiro Rafael em entrevista à ESPN ainda no Peru.
“E isso, com certeza, juntamente com o trabalho, faz muita diferença. E ele sempre fala, a gente precisa estar sólido, tomar poucos gols, porque isso vai fazer com que a gente esteja bem próximo da vitória, porque todos os jogos o nosso time vem criando muitas chances, vem tendo as oportunidades”.
O paredão tricolor revelou também conversas de Zubeldía com ele para que a defesa esteja sempre firme.
“Sempre que eu entro em campo, ele vem e conversa comigo e ressalta a importância de a gente estar firme lá atrás de fazer o nosso melhor”.
“E eu acredito que esse grupo tem criado uma casca, uma identidade muito grande de quando a gente sai sempre sem levar gols, fazendo um bom jogo como hoje, como no jogo passado, o pessoal ali de trás a gente se abraça muito e a gente comemora muito quando saímos com o dever de casa cumprido, de ter defendido bem, de ter neutralizado o time adversário”.
“Acho que esse é o segredo, é o trabalho, é a dedicação e a importância de todos nesse processo para que a gente possa estar sempre bem organizado”, explicou o goleiro Rafael.
O São Paulo tem folga nesta quarta-feira (7) e retorna aos treinos no CT da Barra Funda na manhã de quinta (8), quando começa sua preparação ao clássico contra o Palmeiras, no domingo (11), agora pelo Brasileirão.
0 Comentários