por Rafael Emiliano
A diretoria do Santos formalizou nesta segunda-feira (30) um convite para que o São Paulo use a Vila Belmiro como sua casa para o duelo contra o Bragantino, no dia 8/11 (quarta-feira), às 20h (de Brasília), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Tricolor já sabe que não poderá jogar em sua casa o confronto por conta do uso do Morumbi para a realização dos shows da banda estadunidense Red Hot Chili Peppers no dia 10/11 (sexta-feira) e do grupo mexicano RBD nos dias 12 e 13 do mesmo mês (respectivamente domingo e segunda-feira).
Em tese, o São Paulo já entrega seu estádio para a montagem do palco e ajustes visando os dois shows imediatamente após o jogo contra o Cruzeiro, às 20h (de Brasília) desta quinta-feira (2/11).
Sondar a Vila Belmiro para ser sede de um jogo seu não é algo necessariamente novo por parte do Tricolor. A tradicional casa santista foi pedida pelo então técnico Rogério Ceni para sediar o duelo das quartas de final do Campeonato Paulista contra o Água Santa. Na época, o treinador valorizou o gramado do estádio da cidade litorânea, assimilando-o ao do Morumbi, então fechado para sediar uma série de apresentações da banda inglesa Coldplay.
A diretoria são-paulina não teve nem tempo hábil de iniciar discussões com o Peixe pela Vila. O grande número de sedes de torcidas organizadas do clube alvinegro nas cercanias foi o motivo alegado para Polícia Militar e FPF (Federação Paulista de Futebol) vetarem de imediato a ideia.
Curiosamente o jogo eliminatório do Estadual acabou sendo disputado na arena do rival Palmeiras, igualmente cercado de sedes de organizadas e estabelecimentos temáticos do time verde. No temido gramado sintético, o Tricolor acabou caindo nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar.
No convite enviado ao São Paulo, a diretoria santista se comprometeu a ajudar na conscientização junto às suas organizadas. Algo feito pelo próprio Tricolor quando o Palmeiras usou o Morumbi como casa no Paulistão, no início de fevereiro. A Independente, principal facção do clube, tem uma sede bem à frente ao acesso às arquibancadas azul e laranja.
O AVANTE MEU TRICOLOR apurou os dois lados deste gesto. Pelo lado dos dirigentes santistas, é a chance, além de faturar com o elenco, de estreitar laços com o São Paulo para ter o Morumbi como alternativa quando ocorrer a reconstrução da Vila Belmiro como arena. O projeto não tem data prevista para iniciar.
As diretorias haviam se afastado em 2022, quando o Tricolor se recusou a alugar o Morumbi para o rival, que tinha esperanças sem aumentar as receitas com bilheteria por conta da capacidade muito maior do estádio são-paulino.
Caso a Vila Belmiro seja escolhida como sede do jogo, o São Paulo voltará a jogar como mandante na casa santista após 86 anos. Sem um campo próprio na época e com todas as opções na capital paulista já agendadas, o Tricolor resolveu aceitar a proposta do Peixe de usar o estádio da cidade litorânea no jogo do segundo turno do Paulistão daquele ano.
Ao todo, o São Paulo disputou 124 jogos na 'vila mais famosa do mundo', acumulando 46 vitórias, 29 empates e 49 derrotas.
Se engana quem pensa que todos os jogos são-paulinos na Vila foram necessariamente contra o Santos. Ao todo o São Paulo enfrentou Portuguesa Santista (cinco vezes), Jabaquara (sete vezes) e um estranho contra o Guarani, realizado durante a pandemia de Covid-19 no Litoral por questões de restrições sanitárias pela prefeitura de Campinas (SP).
0 Comentários