Afastado no fim de 2023 e criticado por estreia no Brasileirão, árbitro polêmico apita São Paulo x Palmeiras

Wilton Pereira Sampaio será o homem do apito no Choque-Rei (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

MARCIO MONTEIRO
29/04/2024

O nome definido pela CBF para comandar o clássico entre São Paulo e Palmeiras pelo Brasileirão, nesta segunda-feira (29), causou apreensão para o duelo, que já carrega uma energia bastante turbulenta nesta temporada 2024.

Wilton Pereira Sampaio, árbitro goiano do quadro da Fifa, irá apitar o Choquei-Rei no Morumbi pela 4ª rodada do Nacional. O juiz já esteve em 13 partidas neste ano, mas somente uma delas pelo Campeonato Brasileiro.


E sua estreia pelo Brasileirão deu o que falar. No último dia 20, pela 3ª rodada do torneio, Wilton Pereira foi escalado para o clássico entre Fluminense e Vasco, vencido pelo Flu por 2 a 1. Após o jogo, ele foi extremamente criticado por algumas decisões, tanto por torcedores, como pela imprensa.

Na ocasião, o árbitro aplicou nove cartões amarelos, um dos motivos das críticas, o alto número de paralisações durante o jogo. Teve também um possível pênalti não marcado aos vascaínos, e a falta de critério foi outro ponto alertado após o clássico no Maracanã. 

Antes, em setembro do ano passado, Wilton Sampaio foi afastado pela CBF após erro grave cometido em lance justamente envolvendo jogador que hoje está no São Paulo, Ferreirinha. À época no Grêmio, o atacante fazia partida contra o Corinthians e cruzou bola na área, que foi claramente interceptada com o braço pelo rival Yuri Alberto.

Assista ao lance em questão com a análise da Comissão de Arbitragem da CBF no vídeo abaixo:


A jogada teve checagem da equipe do VAR, que definiu, juntamente com Wilton Pereira Sampaio, pela não marcação da penalidade. Com o erro assumido pela CBF, árbitro e os auxiliares de vídeo envolvidos foram afastados para período de reciclagem. 

Nestes 13 jogos que arbitrou em 2024, Wilton Pereira distribuiu 72 cartões amarelos (média de 5,5 por partida), 4 cartões vermelhos e anotou 5 penalidades.  

O nome de Wilton Pereira Sampaio, de 42 anos, está envolvido em diversas polêmicas na última década, inclusive na Copa do Mundo de 2022, onde ele apitou o duelo de quartas de final entre França e Inglaterra, vencido pelos franceses. 

O juiz não agradou nenhuma das duas seleções, que reclamaram de muitos lances e faltas que atrapalharam o jogo. Os eliminados ingleses foram bastante críticos ao brasileiro. 

#buttons=(Ok. Avante!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Visualizar
Ok, Go it!