Não se pode dizer que o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil reservou grandes dificuldades para o São Paulo. Por mais que o Atlético-MG, adversário selecionado, conte no momento com um time de destaque, é inegável que os mineiros são fregueses absolutos do Tricolor quando o assunto é mata-mata.
O duelo deste ano no principal torneio mata-mata do futebol nacional será o oitavo entre os rivais em embates eliminatórios ao longo da história. E somente duas vezes a equipe do Morumbi acabou eliminada pelo Galo.
A primeira vez que ambos se enfrentaram em confronto eliminatório já mostrou o caminho que seria traçado ao longo da história. Foi na histórica decisão do Campeonato Brasileiro de 1977. Em pleno Morumbi, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação, Waldir Peres foi o herói, ao provocar os nervosos atleticanos e garantir a vitória nos pênaltis.
Meses após o primeiro confronto, que ocorreu em março de 1978, em agosto a dupla voltou a medir forças na Copa dos Campeões do Brasil, competição criada naquele ano pela CBD para aumentar a renda dos clubes e tentar inserir uma segunda disputa de nível nacional no calendário. Não deu certo e só durou aquele ano por conta da recusa em alguns de participar (Palmeiras e Guarani) e exclusão de outros (Internacional). Também em jogo único, novamente no Mineiro, o Tricolor não repetiu a sorte e caiu nos pênaltis.
Os mineiros só voltariam a eliminar o São Paulo em uma eliminatória 35 anos, nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2013.
Nesse caminho, houve o duelo de 2000, na semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Morumbi, o São Paulo praticamente selou sua classificação após uma contundente vitória por 3 a 0. Na volta, em um Mineirão com ocupação apenas mediana, um jogo histórico: empate em 3 a 3 para selar a classificação paulista.
TODOS OS MATA-MATA ENTRE SÃO PAULO E GALO
1977 - Brasileirão (final) - VENCEU
1978 - Copa dos Campeões do Brasil (final) - PERDEU
1991 - Brasileirão (semifinal) - CLASSIFICOU
1996 - Copa Master Conmebol (final) - VENCEU
2000 - Copa do Brasil (semifinal) - CLASSIFICOU
2013 - Libertadores (oitavas) - ELIMINADO
2016 - Libertadores (quartas) - CLASSIFICOU
0 Comentários