![]() |
Basquete tricolor fechou as portas por falta de investimento (Foto: Rubens Chiri/SPFC) |
MARCIO MONTEIRO
@avantmeutricolor
O São Paulo confirmou na manhã desta segunda-feira (19) informação que o AVANTE MEU TRICOLOR adiantou no final do ano passado. As atividades do basquete se encerraram no clube, por falta de dinheiro.
Em comunicado oficial, o Tricolor anunciou o encerramento das atividades da equipe basquetebol masculino profissional. O projeto, que contou com grandes nomes do esporte no país e foi inicialmente idealizado e executado pelo diretor Carlos Belmonte, teve certo sucesso em âmbito nacional e internacional, com boas campanhas e títulos conquistados.
ÚLTIMAS DO TRICOLOR:
“O São Paulo agradece a dedicação de todos os atletas, profissionais e dirigentes que contribuíram durante estes anos em que as cores do Tricolor foram defendidas com honra, garra e empenho dentro das quadras. O clube também agradece o apoio incondicional de torcedores e sócios ao time ao longo de todo o projeto.
Futuros projetos à parte do futebol, modalidade que é motivo da existência do São Paulo Futebol Clube, só serão iniciados a partir da prévia obtenção de recursos novos para a manutenção”, disse o São Paulo em nota emitida.
O anúncio não é grande novidade. A equipe do AMT alertou para o possível fim do esporte no Morumbi já na eliminação do Tricolor nas quartas de final do NBB, para o Bauru, na última quarta-feira (14).
Em dezembro de 2024, o orçamento do São Paulo para este ano já previa, entre outras coisas, o fim do basquete no clube, a partir de agosto de 2025.
Entre janeiro e setembro da temporada passada, o basquete tricolor registrou um resultado operacional negativo de R$ 5,4 milhões — e a suspensão do repasse à área social de 5% dos patrocínios do futebol profissional.
Como já havia adiantado o AMT, a sobrevivência do basquete no São Paulo dependia de um novo parceiro ou patrocínio que investisse no projeto tricolor, o que não aconteceu até agora.
Segundo conselheiros ligados ao presidente Julio Casares, a modalidade atrapalharia a adequação financeira exigida pela implantação do fundo de investimentos com a Galápagos.
Por isso, a única forma do basquete continuar vivo seria a realização de uma parceria com alguém que queira usar a camisa são-paulina ou a assinatura de um contrato de patrocínio vantajoso para a modalidade.
O esporte retornou ao Tricolor em novembro de 2018, obtendo bons resultados já no início. O primeiro título veio em 2021, com a conquista do Campeonato Paulista.
E na temporada 2021/22, o São Paulo venceu sua primeira taça internacional, a Champions League Américas, de forma invicta ao ganhar as nove partidas que realizou.
Após seis anos e meio de sua reabertura, o Tricolor, mais uma vez, fecha as portas do basquete.
0 Comentários