Últimas notícias

6/recent/ticker-posts

INACREDITÁVEL: Federação Paulista proíbe público em jogos da base por casos de ofensas a crianças, brigas e violência

Partidas das categorias inferiores terão ausência de público no Paulista (Foto: Divulgação/SPFC)

MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor 

Em que ponto a humanidade vai chegar? Uma medida inacreditável precisou ser tomada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), anunciada na manhã desta sexta-feira (29).

Todos os jogos das rodadas 16 e 17 do Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-12, nos dias 31 de agosto e 7 de setembro, serão realizados com portões fechados ao público.

Neste domingo (31), o São Paulo sub-11 e sub-12 entra em campo no estádio Serra da Colina, em confrontos diante do Votoraty, portanto, sem a presença de torcida. 

A punição, em caráter educativo, é uma decisão da FPF por recomendação do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Paulista), em decorrência do crescente número de casos de mau comportamento dos torcedores. A Federação informou ao órgão a gravidade e a escalada das ocorrências e o Tribunal recomendou a medida. 

Até o momento, o Paulista Sub-11 e Sub-12, iniciados em junho, registrou 46 ocorrências nas arquibancadas. Em toda a competição no ano passado foram 34 ocorrências. Os casos incluem ofensas a crianças -como crimes de injúria racial e homofobia-, brigas, ameaças e outros atos de violência e hostilidade, a maioria por pais e responsáveis pelas crianças.

Entre alguns casos ocorridos neste ano, teve torcedor tentando entrar armado no estádio, arremesso de líquidos contra gandulas, jogo paralisado por arremesso de tênis no gramado, briga entre torcedores que terminou com uma mulher alcoolizada caindo na arquibancada e até explosão de bomba em meio ao público, em sua maioria parentes e conhecidos das crianças.

"Essa é uma medida educativa, que reforça nosso compromisso em colocar a integridade e a formação das crianças acima de qualquer outro interesse. O futebol nessa faixa etária deve ser sinônimo de aprendizado, convivência, diversão e alegria, e é esse padrão de arquibancada que trabalharemos para garantir. Quando atitudes de torcedores ameaçam esse ambiente, precisamos agir. Pais, educadores, dirigentes: precisamos ser e dar exemplo para as crianças", falou Fábio Moraes, diretor executivo de Competições da FPF.

Em dezembro de 2024, a FPF lançou uma campanha especial direcionada aos pais das crianças que disputam os campeonatos estaduais de base.

No vídeo da campanha, a FPF simulou o comportamento agressivo de alguns pais de crianças em jogos das categorias infantis do Campeonato Paulista. Na peça, alguns pais são convidados a ler em um tablet frases como “você não acerta uma, seu burro!”, supostamente ditas a crianças por professores em salas de aula.

Porém, ao final do vídeo, descobrem que são frases colhidas em jogos das categorias de base, ditas por pais e familiares de crianças.

"Por que na escola não pode e no futebol pode?", questiona a campanha. A FPF utiliza o vídeo em palestras, cursos e eventos relacionados à formação de atletas.

Postar um comentário

0 Comentários